Dicas para montagem do terrário


Antes de montar o terrário é normal que surjam muitas dúvidas com relação aos materiais utilizados e suas funções. Por conta disso, o engenheiro agrônomo da Cotripal, Alexandre Zillmer, preparou algumas dicas para compartilhar aqui com vocês.
Por que colocamos pedras? Porque a camada de pedras funciona como um dreno para a água que fica depositada dentro do terrário. Podemos utilizar qualquer tipo de pedra, mas preferencialmente as menores, pois se adaptam melhor ao espaço da caixa de vidro.
Por que carvão ativado e não o carvão comum? O carvão ativado é um material constituído de carbono, com uma porosidade bastante desenvolvida. Os seus micro-poros são capazes de coletar impurezas, portanto ele possui um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de gases e líquidos. Este tipo de carvão é obtido através da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, de certas madeiras a uma temperatura de 800 a 1000°C.
Já o carvão comum ou carvão vegetal é uma substância obtida através da carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões à lenha. Ele também pode purificar, mas a capacidade de purificação do carvão ativado nos gases e líquidos é maior e mais eficiente.
Por que utilizamos terra e não areia? Utilizamos terra devido a sua estrutura e composição – retém boa quantidade de nutrientes, sais minerais, água e matéria orgânica – que são indispensáveis para o desenvolvimento das plantas. A areia não é recomendada devido a baixa quantidade de nutrientes, matéria orgânica e capacidade de reter água.
Que animais devo colocar no terrário? Recomendamos os animais de pequeno porte como, por exemplo, minhoca, tatuzinho-bola, joaninha, besouros, caramujos, grilos, entre outros, porque se adaptam a espaços pequenos e sobrevivem com uma quantidade menor de oxigênio e alimentos. Já animais maiores precisam de espaços também maiores, maior quantidade de oxigênio e alimento para sobreviver, podendo, quando confinados, morrer facilmente – e isso seria uma grande crueldade com os bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário